Páginas

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Mit die kinder

Esses dias fizemos o segundo Skype com a família R., que tem 2 kids uma de 5 e outra de 7, como disse no post passado. Entre trancos e barrancos me comunico com a família porque eles entendem um pouco, quase nada de ingles e eu um pouco, muito menos ainda alemão. E bem divertido no geral, usamos o tradutor, eu não entendo algumas piadas, mas no fim, conversamos sobre altos assuntos. Mas com as crianças é diferente. Eles não falam nada de ingles e só entendem alemão! E claro que já tinha pensado sobre como seria quando eu chegar na família daqui uns meses e tiver que ficar sozinha com as kids. Mas conversando com elas no skype cheguei a conclusão que a situação vai ser bem mais complicada se eu não entender ao menos 30% do que elas estão falando. Ja ate imagino elas perdendo o respeito porque a Au pair boba delas fala tudo errado e não entende nada. 
Eles fizeram altas perguntas, entendia 2 ou 3. E o menino, muito fofo, ficou chateado quando perguntei o que ele perguntou e a gente conversou tipo 2 minutos em ingles e ele fez aquele bico e disse " Deutsch". Ai eu disse que não falava alemão e ele: Mas eu falo! rs. E filho, vai ficar só voce falando dia e noite. *chora*

Eu imagino como foi o desafio para aquelas meninas corajosas, que estudaram só as perguntas do visto e foram no mes seguinte com malas e tudo para a Alemanha. E muita coragem! Juro. Eu que tenho algo em torno de 7 a 8 meses pela frente, pego o livro todos os dias e estudo por pelo menos 1 horas estou penando. Isso porque não tem revisão que basta para eu ser capaz de formular uma frase ou pergunta sozinha. Todo conhecimento que tenho está solto. Os numeros, as cores, os dias da semana, as saudações e alguns verbos aleatórios. Tudo espalhado na pasta "Alemão" no meu cérebro.


E isso, volto quando tiver mais neuras.


Gruß Lieb!

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Familien suchen



Na Alemanha, e alguns paises europeus, não é obrigatório ir como Au pair através de uma agência. Você pode fazer todo o processo sozinha sem pagar nada e com todo o trabalho de pesquisar absolutamente tudo para que nada dê errado até o dia de embarcar. 

Eu pretendo ir sem agência e estou procurando minha família em alguns sites: AuPairWorld (APW), Aupair.com e o Great Aupair (GAP). O GAP agora é pago e não é considerado muito seguro, é bem comum ter famílias fakes ou era antes de ser pago. Enfim, para mandar mensagens, ver fotos e outras coisas é preciso pagar, algo em torno de 30 euros. 
Aupair.com não é pago, mas não encontrei muitas famílias relevantes. O APW é o que mais tenho usado na busca de uma família. Atualmente estou conversando com 2 famílias, mas já conversei com outras que simplesmente pararam de responder ou demoraram muito tempo. O mais complicado na hora de achar uma família na Alemanha é porque quase todas as famílias alemãs preenchem todo o perfil em alemão e conversam sempre em alemão, poucas de fato falam inglês. Eu com o meu nivel (A1-) tenho penado para me comunicar, usado o tradutor e enfim. O inglês não me serve de nada! Hunf. 

Uma das famílias que tenho falado, Família K, tem 2 filhos, uma menina de 12 e um outro de 7 anos no máximo. A comunicacão com eles tem sindo impossível, ja que eles reclamaram que fica dificil conversar com eles porque eles nao falam ingles e eu uso o tradutor que as vezes não traduz certo e causa mal entendidos. Eles parecem ser legais, a Au pair tem carro automatico e um quarto proprio e as crianças ja são grandes, o que é ótimo. As opções de lazer são mais divertidas e eles podem cuidar da própria bagunça. Não fizemos skype ainda e a comunicação está meio parada.

A Família R, também tem 2 filhos, uma menina de 7 eum menino de 5 anos moram proxímo a Hamburg, mas em um Dorf (pequena vila) o que digamos, é meio longe da civilização. Mas em compensação eles são super atenciosos, mandaram varias mensagens, tentaram compreender meu ingles, falaram que iam praticar a direção comigo ja que até o carro são carros grandes (tipo kombi) e ja fizemos uma chamada pelo skype. Eles são realmente divertidos e a Gastmutter tem uma risada deliciosa e ri por tudo. Marcamos um skype para conhecer as kids no FDS, mas eles ja me mandaram uma mensagem muito bonitinha em PORTUGUES (by google tradutor) dizendo que adoraram conversar comigo, que sou muito divertida e pareço super responsavel e tal e que eles estão ansiosos para conversar comigo no domingo. Fizeram um grupo no whatsapp e tudo mais para facilitar a conversa. Não são adoraveis?

Enfim, agora continuar esperando. Porque mesmo tendo um match por agora, só vou viajar em Agosto ou setembro. Tem tipo 9 meses de espera, agonia e ansiedade, atrás de documentos e olhando passagens e juntando dinheiro para levar e formando na faculdade. 

E ai, alguém mais na mesma fase?


terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Warum?



Desde que acabou o ensino médio, que fiquei sem rumo do que fazer na vida, penso sobre fazer um intercambio como Au pair em algum lugar fora. Naquela época eu pensava muito em ir para os Estados Unidos, aprender inglês e coisa e tal. Adorava assistir series e seria ótimo viver The American Life e tudo mais. Visitei todas as agencias de intercambios da minha cidade e recolhi todos os papeis para preencher meu APP, tirei minha habilitação e tudo mais, mas na mesma epoca, passei no vestibular e tive que adiar por algum tempo. Mas a ideia de morar fora ainda persistiu e durante a faculdade, consegui enfim uma oportunidade de morar fora. Um ano na Itália, escolhido num surto de aleatóriedade achei que seria legal aprender italiano e morar na terra da pizza, macarrão e vinho com uva.  Foi o melhor ano da minha vida até agora. Mas o intercambio acabou e eu coloquei na cabeça de que queria mais. Então, voltei para o Brasil com toda a empolgação de que assim que me graduasse, voltaria para a Europa e arrumaria um jeito de morar lá novamente e ai eu lembrei novamente do programa Au Pair. Em Julho termino a faculdade e se tudo der certo, em agosto ou setembro embarco para mais um ano de aventuras!

E agora, para aonde?


Atualmente decidi que queria aprender alemão. Então os países que estou procurando são principalmente Alemanha, Austria e Suiça. Mas de fato a minha maior preferencia é Alemanha, enquanto morava na Itália, viajei para conhecer a Alemanha e me apaixonei pelo país. As comidas, as pessoas, a organização e mais litros e litros de cerveja me convenceram de que a Alemanha seria o país ideal para viver minha novas aventuras. 

É isso. O proximo Post vou falar sobre o processo de encontrar famílias!


Lieb Grüß!